domingo, 3 de janeiro de 2016

Resultado da Oficina do Pai Natal 2015

Mala de bonecas
Fizémos duas malas, mas com interiores diferentes, por forma a que as meninas consigam diferenciar qual é a de quem. Embora tenha o nome escrito no lado de fora em tecido, elas não sabem ler ainda. A imagem é de uma delas: a boneca é do Continente, uma boneca para mais de 6 anos para serem as meninas a construir. Mas confesso que achei muito difícil, uma vez que as cores da cara têm de ser cosidas com agulha de metal, furando o tecido e as peças de veludo são muito pequenas e por isso difíceis de segurar. Alterei um pouco o formato da boneca por forma a ser transformável em menino se necessário. À boneca cosi pedaços de velcro fêmea para a roupa, sapatos e cabelo agarrarem e o interior da boneca é uma mica forte e não o enchimento que vinha com a mesma, por forma a não ficar mole. A boneca está presa à mala também com velcro.

O ursinho da boneca foi decorado com caneta cola de brilhantes que uso com muita frequência nas decorações das crianças cá de casa, por ter um bonito acabamento, ter um preço acessível e boa secagem. Está preso à mala com velcro e cada mala tem um urso diferente.

O armário está cosido à mala nas laterais e base e a roupa fica arrumada lá dentro, entrando pelo topo do mesmo. Também pode ficar pendurado no cabido, que está cosido à mala e que tem velcro fêmea para a roupa lá se prender. A versão que me inspirei tinha no lado direito da mala uma cama, mas não gostei muito desse detalhe.

Para cada mala fiz cabelos, sapatos, vestidos, camisolas e calças.

No final, o PenaMan pôs os fechos e as pegas e ficaram assim duas bonitas malas que se dobram ao meio para as poderem levar para qualquer lado.


Casa de bonecas
Era um antigo móvel bar preto que lixei levemente, dei primário para madeira e pintei de "flor de Yuca" da CIN, cor que temos nas paredes cá de casa. O PenaMan colocou soalho flutuante autocolante no chão dos quartos. Em todas as divisões da casa há janelas e cortinas adequadas, bem como decoração nas paredes e candeeiros no tecto. Os cortinados dos quartos e sala foram unidos com bordado inglês e na cozinha e na casa de banho apenas coloquei uma faixa de bordado inglês para embelezar.
Candeeiros: nariz de palhaço da Operação Nariz Vermelho, Ovo surpresa de ovos de chocolate da Barbie (cor de rosa), tubo de fita cola, meia caixa do nariz de palhaço.
As camas são sacos de plástico com esferovite forradas com tecido. As cabeceiras são tecido autocolante na parede embelezadas com bordado inglês. Os lençóis são entretela. Todos os tapetes são tecido autocolante com bordado inglês a embelezar. No quarto maior fiz de uma caixa de whiskey um armário de roupa, colando as duas metades com cola quente à parede. Colocámos um varão de arame e de clips fizémos os cabides da roupa. De uma caixa de cartão redonda fizémos a sapateira.
Como a lavandaria e a cozinha eram o mais difícil de concretizar, limitei-me a desenhar os seus componentes e a colá-los em duas paredes.
A banheira da casa de banho é o interior de uma caixa de bombons: uma metade desfundei e colei na outra. A sanita é um tubo de papel higiénico moldado e o lavatório é uma bobine de linha de costura industrial forrado a tecido autocolante. As toneiras são feitas de clips. Todas as loiças foram coladas com cola quente. O espelho é de papel de alumínio. 
O sofá foi feito da mesma maneira que as camas e a mesa é feita de cartão e os bancos de rolhas de cortiça.
Foram 5 noites de muitas horas de decoração e julgo que em breve redecorarei algumas divisões por não terem ficado a meu gosto.


Marionetas dos 3 Porquinhos e do Lobo Mau
Cortei os moldes em lona e vesti cada um  dos porquinhos. Os olhos (e nariz do lobo mau) são botões e foi tudo cosido à mão. Com 2 pares de meias forrei tubos de papel higiénico e colei com cola quente as figuras aos tubos: a base não está tapada, para poderem ser segurados por aí.

Sem comentários:

Enviar um comentário